Tem uma turma ensinado contra a teologia, isto é, se posicionam contra a palavra de Deus. Ora, a palavra teologia vem de duas palavras gregas: Theós e Logos, traduzidas ficam Deus e palavra. Então a palavra teologia significa estudo da palavra de Deus.
A bíblia diz em Oseias 6.3 Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR... Para conhecer o SENHOR se faz necessário estudar a palavra de Deus, porque é a bíblia que ensina acerca de Deus.
Deus em muitas ocasiões falou por meio de parábolas, metáforas, símiles, alegorias e provérbios. Portanto para se saber o que Deus está falando, quando Ele utiliza esses métodos é necessário estudar sobre o assunto utilizando hermenêutica. Exemplos: O livro do profeta Oseias que em síntese, Oseias representa Deus e a mulher infiel de Oseias representa a infidelidade de Israel para com Deus; porque não falar dos livros de Daniel e apocalipse que estão cheios de simbolismo.
Há textos na bíblia que para interpretá-los, é imprescindível fazer uma análise histórico-cultural e contextual e etc. Exemplos: O livro de Ezequiel, qual era o contexto em que Deus falou com Israel? Foi antes do cativeiro babilônico? Foi no cativeiro babilônico? Ou após? Uma simples analise histórica e contextual vai nos dizer que as profecias de Ezequiel foi no período em que Israel estava cativo na babilônia. Sabendo disso, fica mais fácil interpretar as profecias do livro.
E o que dizer das cartas Paulinas que estão divididas em cartas doutrinarias, pastorais, e pessoais. O nível teológico das cartas paulinas é alto de tal modo que Pedro falou: Paulo vos escreveu... Falando disto, como em todas as suas cartas, ENTRE AS QUAIS HÁ PONTOS DIFÍCEIS DE ENTENDER, que os indoutos e inconstantes deturpam, como também deturpam as demais escrituras, para própria destruição (2Pe 3.15-16).
A teologia que estou defendendo é a teologia sadia e conservadora que defende a ortodoxia da palavra de Deus. A teologia sadia desmascara o ensino distorcido da palavra, desmascara as seitas e heresias. Uma igreja séria defende e pratica o ensino da palavra, Paulo defendia veementemente o ensino da palavra e repreen
dia os ensinos distorcidos, como o falso misticismo (culto a anjo) praticado por alguns na igreja de Colossos (Cl2.18). Assim deve agir a igreja hoje.
Pb. José Henrique Leitão