top of page

NOVA REFORMA X LIBERALISMO TEOLÓGICO

TEXTOS: I CORÍNTIOS 15.3-6 E FELIPENSES 2.5-10

INTRODUÇÃO

Estamos no mês em que se comemora a reforma protestante. Sabemos que a reforma se deu, porque a igreja havia deixado os ensinamentos dos apóstolos e deu lugar a ensinamentos pagãos em detrimento da doutrina extraída das sagradas as escrituras.


Na época a igreja mergulhou num declínio espiritual perdendo completamente a sua identidade. Em 1517 Deus levantou Martinho Lutero para liderar a reforma protestante para a igreja voltar aos primórdios do cristianismo.

Já se passaram mais de cinco séculos desde a reforma e hoje um dos assuntos mais discutido é se a igreja necessita de uma nova reforma. O liberalismo teológico tem tentado apagar as conquistas oriundas da reforma protestante.


A teologia liberal tem se colocado em oposição a teologia conservadora defendendo que a bíblia não é inerrante, infalível e atacando os pilares do cristianismo: a trindade, a divindade de Cristo e a existência do Espírito Santo.



I. ORIGEM E DEFINIÇÃO DA TEOLOGIA LIBERAL

A teologia liberal surgiu no final do século XVIII fruto do iluminismo, defendendo que a bíblia não é absoluta, mas relativa. Essa falsa teologia nega os milagres, principalmente os de Jesus. A ressurreição de Jesus não existiu é apenas algo interpretativo segundo os teólogos da teologia liberal. Os defensores dessa teologia defendem que os milagres narrados na bíblia são invenções dos judeus e dos primeiros cristãos, mitos e lendas que fazia parte de uma sociedade que não tinha o conhecimento da ciência e da racionalidade para explicar os milagres.


Em relação à salvação o liberalismo teológico diz que o que vale é o sentimento humano: se a pessoa sente que tem comunhão com Deus, ela estaria salva mesmo sem crê no evangelho de Cristo.


Portanto, a teologia liberal nega a infalibilidade, a autoridade da bíblia e os milagres do antigo e do novo testamento. Essa doutrina não crê no sobrenatural. Para esse segmento o sentimento humano e o relativismo estão acima da bíblia e do próprio Deus.



II. AS IMPLICAÇÕES DO LIBERALISMO TEOLÓGICO NAS IGREJAS CRISTÃS

O liberalismo teológico representa uma ameaça para igreja cristã, ele está presente nos seminários, faculdades e em cursos teológicos sendo ensinado a pastores, professores de escola bíblica, obreiros e a igreja em geral, levando detrimento a fé de muitos cristãos.


O liberalismo teológico devastou as igrejas da Europa. A igreja protestante na Europa está morrendo por conta do liberalismo teológico. Lá há templos, mas vazios, os cristãos não frequentam mais as igrejas. As igrejas dos países europeus que no passado enviaram missionários para o mundo, foram atacadas pela teologia liberal e hoje a situação espiritual dessas igrejas é lastimável e deplorável.


Dentro do liberalismo teológico não há lugar para santidade, nem fé, muito menos para crê na segunda vinda de Cristo, pois, para essa teologia Cristo nem mesmo ressuscitou. Não há lugar para dependência de Deus, a racionalidade fala mais alto, o homem é quem fica no centro e não Deus.


Infelizmente essa teologia chegou no Brasil. A igreja Brasileira está sob os ataques do liberalismo teológico e em muitas igrejas não há o ensinamento ortodoxo da bíblia para ensinar os cristãos para não caírem nos falsos ensinamentos dessa teologia.



III. A NECESSIDADE DE UMA NOVA REFORMA PARA A IGREJA REAGIR AOS ATAQUES DO LIBERALISMO TEOLÓGICO

Diante do avanço e dos ataques do liberalismo teológico, a igreja precisa reagir para frear e suplantar esse movimento diabólico. A igreja não pode ficar inerte diante dos ataques da teologia liberal. Uma nova reforma é o caminho para a igreja se levantar contra esse movimento.


Reforma significa mudança, modificação e concerto, ou seja, a igreja necessita concertar o que está errado na atual prática do cristianismo:

  • Os ensinamentos da bíblia e os seus princípios são absolutos e não relativos;

  • A santidade é um pressuposto para um relacionamento com Deus caso contrário não há relacionamento;

  • Deus deve ter primazia nos púlpitos e reuniões e não o pensamento humano;

  • A igreja necessita urgentemente voltar a desejar com fervor a volta de Cristo e não está alheia vivendo como se o arrebatamento nunca fosse acontecer;

  • A igreja necessita urgentemente restaurar o fervor espiritual, através da leitura e estudo da palavra de Deus;

  • A igreja necessita defender os pilares do cristianismo: A infalibilidade da bíblica, Deus como criador de todas as coisas, a trindade, a divindade de Cristo e a existência e divindade do Espírito Santo, desta forma, o liberalismo teológico não terá lugar dentro da igreja.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo teve o propósito de abordar o assunto referente a uma nova reforma para se contrapor ao liberalismo teológico. Foram mostrados os males e prejuízos que esse movimento tem causado as igrejas cristãs.


Foi defendido que uma nova reforma seria a saída para a igreja enfrentar o liberalismo teológicos e suas falsas doutrinas. Essa nova reforma seria na perspectiva da valorização da bíblia sagrada tendo como objetivo enfatizar a autenticidade dos milagres contidos nela.


Por fim, essa nova reforma também tem o objetivo de fazer a igreja retornar aos primórdios do cristianismo restaurando o fervor espiritual.



BIBLIOGRAFIA

  • BÍBLIA. Português. Bíblia atualizada King James. Rio de Janeiro: Cultura Ltda, 2002.

  • BÍBLIA. Português. Bíblia de estudo anotada. São Paulo: Mundo Cristão, 1978.

  • BÍBLIA. Português. Bíblia de estudo Scofield. SCOFIELD, C. I São Paulo: Holy Bible, 2009.

  • LOPES, H, D. Pr. Hernandes Dias Lopes: liberalismo dentro das igrejas. Youtube, 10 set. 2019. Acesso em 10 set 2019.

  • LOPES, H,D. A reforma não é uma opção, mas uma necessidade. Disponível em http://hernandesdiaslopes.com.br/a-reforma-nao-e-uma-opcao-mas-uma-necessidade/. Acesso em 16 set. 2019.

  • NICODEMUS. Augustus. O liberalismo teológico. Youtube, 10 set. 2019. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OdRKKGSFpGo. Acesso em 10 set. 2019.

  • Teologia liberal (ou liberalismo teológico. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Teologia_liberal. Acesso em 10 set. 2019.

  • O perigo da teologia liberal. Disponível em https://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/10/o-perigo-da-teologia-liberal/. Acesso em 10 set. 2019.

  • O liberalismo teológico morreu? Augustus Nicodemus responde em artigo. Disponível em https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/o-liberalismo-teologico-morreu-augustus-nicodemus-responde-em-artigo.html. Acesso em 10 set. 2019.

53 visualizações
  • Preto Ícone Instagram
  • Facebook Basic Black
  • YouTube Basic Black
bottom of page